ARQUIVO ACOVISCA - "Trabalhando Consciências em Prol da Biodiversidade na Caatinga, no Semi Árido do Inhamuns"

ARQUIVO ACOVISCA - "Trabalhando Consciências em Prol da Biodiversidade na Caatinga, no Semi Árido do Inhamuns"
São Gonçalo/CATARINA - \\\"A Educação Ambiental Como Fator de Integração Cultural e Social\\\", Projeto financiado pelo BIRD/GEF/CONPAM vem mostrando seus resultados positivos graças a ampla divulgação, o Projeto extrapola as fronteiras do Estado do Ceará sendo visto como alternativa educacional em outros estados. Sábado passado, o estudante universitário Maurício Costa (Marcolândia/PI), veio conhecer esse projeto que trabalha consciência e muda conceitos arcaicos culturais. O mesmo se entusiasmou e levou para sua terra um farto material educativo, folder, histórico e síntese desse Projeto desenvolvido na sede do distrito de São Gonçalo, que tem apoio irrestrito do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús-PARISC. 

A professora Maria da Glória Lima Mota, da EEF Pedro Rodrigues de Barros, Vila Balança, da cidade de Catarina, foi ao distrito para verificar esse projeto. Ela se entusiasmou com o que viu e em breve receberá uma comissão integrante do projeto, onde os ANJOS AMBIENTAIS irão socializar para os estudantes, os ensinamentos recebidos graças ao Projeto que faz a diferença. A professora Glória elogiou a publicação da CAATINGA NA CARTILHA, do professor e mestre Lúcio Galvão, edição patrocinada pelo Projeto Mata Branca/BIRD/GEF, que mostra de forma objetiva e real esse Bioma Caatinga, único no Mundo e exclusivo do Brasil. Os folder sobre o projeto e sobre arqueologia era o que nos faltava para trabalhar o nosso alunato. Só tenho a parabenizar a comunidade que foi premiada com esse Projeto inovardor e também, não esquercer de que, o empresário Francisco José Vieira Gomes, o NENÊ DO BOZA, tem sido um dos mais entusiastas do progresso de São Gonçalo, sua terra natal, e para lá direciona sua atenção em prol da melhoria de vida daquela população, dando um exemplo de trabalho e de dedicação aquela comunidade que não tem recebido o devido apoio e trabalho por parte do poder público local, basta ver as péssimas condições da estrada que liga a sede do município a sede do distrito. A ladeira próximo a vila, é uma falta de respeito a população e já deveria há muito, ter sido calçada. Temos que reconhecer o trabalho desse \\\"EMPREENDEDOR SOCIAL\\\", que reside na capital campista. Ressalta Glória, a professora.

Os Anjos Ambientais já estão em campo socializando o Projeto e o próximo passo será uma ampla divulgação através de emissoras de rádio, levando uma mensagem prática aos agricultores do municípios e a região, como contribuição para a conservação ambiental e proteção do que restou da biodiversidade desse Bioma aqui no município e região. O presidente da ACOVISCA, Roberto Moreira, informa que por todo mês de setembro, material educativos serão repassados aos \\\"Anjos Ambientais\\\" e sacolas com a logomarca do Projeto, fará a diferença. Os jovens que trabalham o Projeto tem o seu fardamento específico: Bonê, camisa, sacola, cartilha, folder, banner, entre outros. As fotos de Jorge de Moura, mostram os jovens educadores ambientais em ação no Semi Árido do Brasil.

(Jorge de Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário